Receita de pudim de tapioca

Você já conhece a receita de pudim de tapioca? Crescendo, o pudim de tapioca era a única sobremesa que meu pai tinha na manga e com sorte para mim, sempre era delicioso.

Receita de pudim de tapioca
Receita de pudim de tapioca (Foto: Asian Food Channel)

No domingo, noites após o jantar, ele desapareceu na cozinha por um tempo e voltou com tigelas fumegantes de pudim de baunilha para meus irmãos e para mim.

Pouco sabia o quão fácil era fazer. Simplesmente remova as pérolas de tapioca no leite e, em seguida, misture suavemente a mistura com gemas de ovo, açúcar e sementes de baunilha até ficar espessa, com pedaços de tapioca macios, mas agradavelmente mastigáveis.

Receita de pudim de tapioca

O que comprar: a tapioca de pérola é feita passando o amido de mandioca umedecido através de um filtro para criar esferas em uma ampla gama de tamanhos, sendo as pequenas pérolas as mais populares.

Não confunda-os com as pérolas de tapioca instantâneas, que foram quebradas ou flocadas, depois cozidas e secas instantâneas, não produzirão os mesmos resultados. Você pode encontrar a toalha de tapioca no assado ou no corredor étnico da supermercado bem abastecido.

Ingredientes da receita de pudim de tapioca

3 xícaras de leite integral
1/3 xícara de tapioca de pérola pequena (não instantânea)
1/2 xícara de açúcar granulado
2 gemas grandes, levemente batidas
1 colher de baunilha, dividido longitudinalmente, sementes raspadas e reservadas
1/8 colher de chá de sal fino

Modo de preparo da receita de pudim de tapioca

Coloque 1 xícara de leite e as pérolas de tapioca em uma panela média e mexa para combinar.

Deixe as pérolas mergulhar descobertas à temperatura ambiente durante 1 hora.

Adicione as 2 xícaras restantes de leite, açúcar, gemas, sementes de baunilha e sal e mexa para combinar.

Coloque a panela em fogo médio e cozinhe, mexendo freqüentemente, até que a mistura fique a ferver, cerca de 10 minutos (não deixe a mistura ferver).

Reduza o calor para baixo e cozinhe, mexendo freqüentemente, até que a mistura engrossa e as pérolas de tapioca sejam suavizadas e translúcidas, cerca de 15 minutos.

Sirva quente (o pudim engrossará à medida que esfria).

Coloque os restos em uma tigela, pressione uma folha de plástico diretamente sobre a superfície do pudim para evitar a formação de uma pele e refrigerar por até 2 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *