Receita de geleia de hortelã

Nessa postagem, iremos ensinar a receita de geleia de hortelã. Você sabia que a geléia de menta não é realmente verde? Não é. É de cor dourada em seu estado natural. Aquela coisa verde que você vê nas lojas é apenas corante alimentar.

Receita de geleia de hortelã

Se você estiver usando maçãs colhidas em casa, o mais cedo na estação é o melhor, e as maçãs menores terão proporcionalmente mais pectina também.

Receita de geleia de hortelã
Receita de geleia de hortelã (Foto: Simply Recipes)

Ingredientes da receita de geleia de hortelã

4 maçãs azedas sem estar descascadas, picadas em pedaços grandes, incluindo os núcleos
3 xícaras de folhas de hortelã frescas, picadas, embaladas
2 xícaras de água
2 xícaras de vinagre branco
3 1/2 xícaras de açúcar (7/8 xícaras para cada xícara de suco)

Modo de preparo da receita de geleia de hortelã

1 Cozinhe a maçã e a hortelã na água: Misture os pedaços de maçã com água e hortelã em uma panela grande. Leve a água para ferver, em seguida, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, até que as maçãs fiquem macias.

2 Adicione o vinagre e deixe ferver: Adicione o vinagre, volte a ferver. Simmer coberto, mais 5 minutos.

3 Amasse os pedaços de maçã: Use um espremedor de batatas para misturar os pedaços de maçã para a consistência de molho de maçã fina. Se o amassado é muito grosso (deve ser bastante líquido), adicione mais 1/2 a 1 xícara de água para o pote.

4 Esmague a mistura de maçã na peneira ou com um pano: Coloque a polpa de maçã em um pano de musselina (ou duas camadas de gaze) ou uma peneira de malha grande e fina, suspensa sobre uma tigela grande. Deixe a tensão por várias horas. Não aperte.

Depois de algumas horas, cerca de 4 xícaras de suco devem ter coado da mistura.

5 Meça o suco, adicione o açúcar, aqueça até que o açúcar esteja dissolvido: Meça o suco e despeje em uma panela grande. Adicione o açúcar (7/8 xícara para cada xícara de suco). Aqueça em fogo alto, mexendo para garantir que o açúcar se dissolva e não grude no fundo da panela ou queime.

6 Cozinhe até o ponto de referência: deixe ferver e reduza o fogo para médio ou médio alto, para que você mantenha um fogo forte. Cozinhe por 10-15 minutos, usando uma colher de metal para tirar a espuma da superfície.

Continue a ferver até que um termômetro digital mostre que a temperatura alcançou 8-10 ° F acima do ponto de ebulição em sua altitude (o ponto de ebulição é 212 ° F no nível do mar, então no nível do mar a temperatura deve estar entre 220-222 ° F) .

O tempo adicional necessário para cozinhar pode ser de 10 minutos a uma hora ou mais, dependendo da quantidade de água, açúcar e pectina de maçã na mistura.
Uma leitura de termômetro nem sempre é a melhor maneira de saber se uma gelatina é feita ou não. Outra maneira de testar é colocar meia colher de chá da geléia em uma chapa gelada (no congelador). Deixe a geléia esfriar por alguns segundos e, em seguida, empurre-a com a ponta do dedo.

Se enrugar, está pronto.

Informações adicionais da receita de geleia de hortelã

Despeje em frascos de conservas e selo: despeje em frascos esterilizados * conservas dentro de 1/4 “a partir do topo e selo.

Faz aproximadamente 4 frascos

* Existem várias maneiras de esterilizar frascos para enlatamento. Você pode executar os frascos através de um ciclo curto em uma máquina de lavar louça.

Você pode colocar os potes em uma panela grande (12 litros) de água em cima de uma grelha fumegante (para que eles não toquem no fundo da panela) e deixe a água ferver por 10 minutos. Ou você pode enxaguar os frascos, secá-los e colocá-los, sem tampas, em um forno a 200 ° F por 10 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *