Receita de cuscuz simples

Você conhece alguma receita de cuscuz simples? Sua receita fácil para cozinhar cuscuz consiste em apenas três ingredientes: cuscuz seco, água e sal.

Mas o que é cuscuz exatamente? É um grão? É macarrão? A resposta curta é que é macarrão. Basicamente, são pequenas bolas de sêmola. Ou, no caso do cuscuz israelense, bolas de semolina ligeiramente maiores. Mas, não é confundido com pastina, o tipo mais pequeno de massa feita com farinha de trigo que normalmente é usada em sopas.

Fazer o cuscuz à mão, como já foi feito desde a antiguidade, é muito intensivo em mão-de-obra. Mas as versões vendidas em lojas ocidentais são feitas à máquina, pré-cozinhadas e secas para permitir uma cozedura muito rápida. Na verdade, 5 minutos é sobre tudo o que é preciso para que os grãos minúsculos passem vapor quando o líquido chegar a ferver. O líquido pode ser água, mas usar caldo de frango ou vegetais é o melhoramento de sabor mais comum.

Receita de cuscuz simples

Receita de cuscuz simples
Receita de cuscuz simples (Foto: Simple Toddler Recipes)

Ingredientes da receita de cuscuz simples

1 1/2 xícara de cuscuz
2 3/4 xícaras de caldo de água ou frango ou vegetais
1/4 colher de chá de sal ou menos se estiver usando caldo salgado

Modo de preparo da receita de cuscuz simples

Em uma panela, leve água a ferver. Adicione sal e mexa. Adicione cuscuz e remova do fogo e deixe-se sentar por cerca de 5 minutos.

O cuscuz deve ser leve e fofo, não gomoso. Certifique-se de permitir que o cuscuz absorva a água e depois escova com um garfo.

Sirva como base para um ensopado ou como um prato lateral.

Onde encontrar cuscuz

A maioria das mercearias escolheu armazenar o cuscuz com os grãos e o arroz em vez da seção de massa, então é onde você provavelmente irá encontrá-lo.

E, junto com isso, você pode ver uma versão de trigo completo, a versão israelense acima mencionada e muitos kits em caixa com pacotes de sabor incluídos. Mas não há necessidade de pacotes de sabor misterioso quando é tão simples fazer cuscuz e fácil adicionar toneladas de sabores.

Como servir cuscuz

Na culinária norte-africana, o cuscuz cozido é geralmente a base de um ensopado com vegetais e um pouco de cordeiro ou mesmo de frango.

Mas também pode ser transformada em uma sobremesa, comum na cozinha egípcia, com creme, açúcar, canela e passas.

Ele também faz um excelente prato lateral misturado com muita salsa fresca e alguns pistachos torrados para uma crise satisfatória.

Origens do cuscuz

A palavra cuscuz é derivada do árabe, mas o prato é tipicamente considerado parte da culinária norte-africana, que inclui a Líbia, Marrocos, Tunísia e Argélia. Ainda assim, ele também desempenha um papel importante nos pratos do Oriente Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *