O que é Chávena

Muitos perguntam “O que é chávena?” através dessa postagem iremos não só explicar o que é chávena como iremos trazer uma tabela de conversões para chávena, isso pode te ajudar quando estiver executando alguma receita culinária.

O que é Chávena?

O que é Chávena

O que é Chávena (Foto: Velharias do Luís)

Chávena nada mais é que um utensílio doméstico, que comumente nós conhecemos como xícara de chá (chávena de chá), ou xícara de café (chávena de café). Essa palavra é comumente utilizada em livros de receitas culinárias, principalmente os mais antigos.

A chávena de café ou xícara de café é tipicamente feita de cerâmica (algumas são feitas totalmente de vidro), e têm uma única alça para portabilidade enquanto a bebida está quente.

A Construção cerâmica permite a ingestão de uma bebida a ser bebida enquanto quente, fornecendo isolamento para a bebida e rapidamente lavados com água fria, sem medo de quebra, em comparação com vidros típicos.

Uma chávena de café também pode ser uma xícara produzida em outro material, mas que mantenha o mesmo ideário no qual bebidas quentes, incluindo café Ou chá no caso de chávena de chá), podem ser contidas. As xícaras de café (chávena de café) descartáveis podem ser feitas de papel ou isopor.

Em cafés, copos de papel são comumente usados para dar bebidas aos clientes em movimento, geralmente com alguma proteção de xícara de café para fornecer isolamento contra o calor transferido através do recipiente.

O que é chávena na Receita Culinária

Portanto quando se depararem com o termo referente a chávena em alguma tabela (se tratando de receitas culinárias) nada mais é que o correspondente a uma xícara (de tamanho médio, esse fator pode variar bastante, mas nunca pode ser grande demais ou pequena demais, vale o bom senso!!).

Aqui no portal Receitas Culinárias, possuímos uma tabela específica para tabela de medidas que contempla a chávena (xícara) e qualquer dúvida, pode ser consultada clicando aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *