Gnocchi de batata

Você sabe preparar o gnocchi de batata? Essa com certeza é uma receita deliciosa e bastante diferente para o preparo do delicioso gnocchi de batata ou como é popularmente conhecido, o nhoque de batata.

Gnocchi de batata
Gnocchi de batata

Gnocchi de batata

Se você emparelha-lo com um molho de tomate ou pesto, nhoque de batata é uma massa deliciosamente saudável para servir para qualquer ocasião.

Ingredientes do Gnocchi de batata

  • 6 batatas
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1/2 xícara ou mais para trabalhar a massa
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
    Opcional: para fazer nhoque de batata queijo você pode adicionar 1/2 xícara de ricota e 1/4 xícara ralada queijo Parmigiano Reggiano.

Modo de preparo do Gnocchi de batata

Cozinhe as batatas: Em uma panela grande com água suficiente para cobri-las, ferva as batatas com as peles. A pele ajuda a batata a não absorver água de acesso. (Batatas secas são boas. Batatas de água são ruins.) Ferva por cerca de 20 minutos ou até o garfo ficar macio. O excesso de ebulição fará com que as batatas fiquem moles e molhadas demais.

Escorra bem: retire as batatas e escorra bem. Deixe-os esfriar em uma peneira ou gaze.

Descasque batatas: Descasque batatas cozidas, removendo quaisquer manchas marrons que possam estar abaixo da pele.

Batatas de arroz: Usando uma batata ricer, batatas descascadas de arroz. Se parecerem aguados neste ponto, deixe-os repousar sobre um pano de prato para absorver o excesso de água.

A base: Batata picada no meio de uma tábua de madeira ou uma bancada limpa e seca. Cubra com farinha.

Sal: Polvilhe com sal.

Faça um bem: Usando suas mãos, retire o centro do seu monte.

Adicione o ovo: Quebre o ovo no centro do poço. Bata o ovo com um garfo.

* É aqui que você adicionaria o queijo para a versão de queijo.

Incorpore os ingredientes: Usando o garfo, comece a puxar lentamente a farinha e a batata para misturar os ingredientes.

Comece a formar: Use as mãos para combinar os ingredientes, começando a formar a massa.

Sove a massa: junte os ingredientes e amasse para formar a massa. Tenha cuidado para não over-knead. Estar cansado de adicionar farinha neste momento. Demasiada farinha vai dar-lhe nhoque duro.

Forma de massa: Forma massa em um retângulo longo e largo para o corte.

Cortar a massa: Cortar a massa em 8-10 partes, cerca de 4 centímetros de comprimento.

O segredo para o perfeito gnocchi de batata : Amasse apenas o suficiente para a massa se unir. A massa deve ter uma textura solta e arejada, não pegajosa ou densa.

Enrole em cordas: Enrole cada peça empurrando suavemente com os dedos abertos. O objetivo é fazer uma corda uniformemente distribuída. Para nhoques mais curtos e pesados, enrole a massa em cordas grossas e corte em pedaços de 2,5 cm. Para nhoques mais finos, enrole as cordas mais compridas.

Cortar cordas de massa: Usando um cortador de massa ou uma faca sem serrilhada, corte as cordas de massa em pedaços de 2,5 cm. Corte as extremidades em um ângulo.

Mantenha enfarinhada: Para evitar que grude, mantenha o nhoque em uma área fresca. Atire-os com farinha extra enquanto eles estão esperando para serem cozidos ou congelados.

Cumes ou travessões: você pode usar um garfo para criar saliências ou recuar suavemente com o polegar. Esse processo não é necessário, mas aumenta o astúcia do seu prato final.

Para cozinhar: Agite cuidadosamente o excesso de farinha e coloque o gnocchi de batata finalizado em uma panela grande com água fervente salgada. Cozinhe o nhoque até que eles flutuem até o topo, cerca de 2-4 minutos. Delicadamente removê-los com uma escumadeira, escorra muito bem. Atire-os em uma panela com seu molho favorito e cozinhe juntos por cerca de 2 minutos. Não espere mais que 45 minutos para cozinhar o nhoque ou eles começarão a grudar uns nos outros.

Opções de armazenamento. Se você quiser fazer o nhoque antes do tempo, você tem duas opções:

Congelar: coloque nhoque em uma assadeira com excesso de farinha para evitar grudar. Coloque a assadeira no freezer por cerca de 2 horas, ou até que estejam completamente congelados. Uma vez que eles estão congelados, retire da panela e guarde até que esteja pronto para cozinhar. Não descongele o gnocchi de batata. Cozinhe o nhoque congelado em água fervente. Nhoque pode ser congelado por até 2 meses.

Cozinhe e leve à geladeira: Siga as instruções de cozimento acima. Depois de cozido, remova delicadamente o gnocchi de batata e coloque em uma tigela com água gelada (banho de gelo) para esfriar. Escorra bem e misture levemente com um toque de azeite para evitar que grude. Armazene em um recipiente coberto e refrigere por até 2 dias. Quando você estiver pronto para servir, basta jogar nhoque com molho quente em panela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *