A história do Café

Vocês conhecem a história do café? Quem teria pensado que uma baga que foi descoberta por um rebanho de cabras seria o ingrediente mais importante da bebida mais popular do mundo? A legenda sobre a história do café diz que, no 850AD, um pastor de cabras notou que seu rebanho estava cheio de energia e comendo bagas que ele nunca tinha notado. Como as cabras pareciam ter uma tal reação, o pastor decidiu tentar! As bagas também lhe deram uma explosão de energia e ele começou a se sentir muito feliz. Assim, o início da jornada para o que agora é conhecido como café!

A história do Café
A história do Café (Foto: Viola Coffee)

A história do Café

Na verdade, a história do pastor da cabra não é a única lenda envolvendo essa descoberta. Também se diz que um homem árabe foi banido aos desertos com seus seguidores para morrer de fome. Seus homens ficaram muito desesperados para se alimentar e, em pouco tempo, estavam ferver e comer o produto de uma árvore desconhecida. O caldo que foi produzido por essa substância desconhecida salvou a vida dos homens! Na cidade mais próxima, Mocha, muitos levaram sua sobrevivência a ser um sinal religioso. Por causa da descoberta, a bebida foi chamada de Mocha.

Não importa qual história você gravite, a linha inferior é a mesma: as bagas (na verdade, a semente da baga) deram energia e zest a tudo o que a consumiria! Desde os primeiros começos, o café foi pensado como uma iguaria e todas as receitas que flutuavam eram consideradas como um segredo bem guardado!

Com o passar do tempo, as primeiras árvores de café foram colhidas em torno de 1100, na Península Arábica. A bebida de café tornou-se um grampo de muitas civilizações iniciais. No ano de 1453, havia uma lei no Peru que dizia que uma mulher poderia se divorciar do marido se ele não lhe fornecesse um suprimento diário de café!

A primeira loja de café conhecida foi estabelecida em Constantinopla em torno do ano de 1475 e, desde essa introdução inicial ao público em geral, o café tomou bastante sobre o mundo! Entre 1600 e 1700, houve muitos avanços, incluindo o primeiro café do mundo e o início da produção comercial (feito pelos holandeses). No meio do século XVII, havia cerca de 2000 cafeterias em Veneza, sozinhas!

O primeiro protótipo de uma máquina de café expresso (fabricado na Itália) foi revelado no início dos anos 1800. No início dos anos 1900, a primeira máquina de café de gotejamento foi inventada, tornando o processo de fabricação de café um pouco menos assustador! O fabricante de café espresso automático começou sua jornada na década de 1930.

No final dos anos 1900, o café tornou-se a bebida mais popular do mundo! O café é colhido em muitos países, incluindo: África, Etiópia, Brasil, América do Norte, Itália e até Turquia. Este tipo de cultivo também pode ser facilmente cultivado e exportado por muitos países do terceiro mundo também. Feito para tentar até o paladar mais seco, o café evoluiu para incluir centenas de sabores e notas e preços variados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *